Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 22 de março de 2014

Por Quanto Tempo Podemos Guardar um Vinho?

Por Luiza Martini, proprietária da Casa do Vinho - Famiglia Martini

A maioria dos vinhos que está no mercado é de vinhos prontos para serem consumidos. Mas, e se o intuito for montar uma coleção, esperar um momento especial para tomar um vinho de safra icônica, investir ou mesmo por apreciar vinhos mais maduros? Afinal, alguns vinhos podem demorar anos para atingir seu auge! Seja qual for o motivo, o gráfico abaixo vai ajudar a planejar melhor a sua adega. Importante lembrar que vinhos mais elaborados tendem a envelhecer melhor, vinhos mais simples são para consumo imediato. Outro detalhe bastante importante: os vinhos necessitam controle de temperatura e umidade para que envelheçam bem. Sugestão de temperatura de adega para vinhos de guarda: 14/15°C

Sobre evolução: vinhos tintos com o passar dos anos perdem cor, ganham complexidade e sedimentos, e têm redução da tanicidade e da acidez. Vinhos brancos escurecem, perdem frescor e ganham nuances de frutas secas e mel. Veja nas ilustrações qual é o tempo ideal para guardar cada tipo de vinho.


Para baixar os posters clique aqui e aqui


Sugestão de vinho que merece lugar na adega:




Château Petit Bouquey Saint Emilion Grand Cru 2010 

Região: Bordeaux/Saint-Émilion
Uva: 87% Merlot, 7% cabernet Sauvignon, 6% Cabernet Franc.
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho.
Cor: rubi intenso. Nariz com notas delicadas de frutas vermelhas, com nuances animais e toque picante. Na boca, ataque ainda frutado, suave, seu equilíbrio é dominado pela redondeza.
Harmonização: Pato confit, vitelo com cogumelos. 

Teor alcoólico: 13,5°


Nenhum comentário:

Postar um comentário