Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Harmonização e Bacalhau

Por Luiza Martini, proprietária da Casa do Vinho – Famiglia Martini

A quaresma está aí e muitas pessoas aproveitam para preparar um delicioso prato de bacalhau. A harmonização de bacalhau é controversa apesar de aceitar vinhos brancos, roses e tintos, desde que bem escolhidos. No final das contas, acaba sendo uma questão de preferência. A minha é pelos brancos encorpados e com passagem pela madeira. Principalmente se for bacalhau em postas largas com batatas, cebolas, alho e muito azeite. Mas, caso a sua preferência seja pelo tinto, procure optar por vinhos mais macios, sem taninos uma vez que o sal e o tanino não se dão bem e o resultado pode ser um gosto metalizado. Uma boa opção são os da uva Pinot Noir.


Seguem algumas sugestões de harmonização para diferentes formas de preparo do Bacalhau, encontre a sua favorita e aproveite!!

Brandade de Bacalhau fica deliciosa com vinhos mais frutados e pouco tânicos como a combinação de Syrah com Grenache do Languedoc Château Camplazens La Garrigue. Se quiser dar uma sofisticada na receita use azeite trufado na finalização, aí fica irresistível um Barbera d’Alba LaCa Növa elegante, intenso e bem equilibrado.





 Bacalhau na brasa pede um vinho branco equilibrado, intenso, fresco, crocante, gordo, mas com certa mineralidade. Les Faîtières Riesling Grand Cru 
         
                







Bacalhau com natas fica maravilhoso com um branco reserva, o estágio em barricas de carvalho confere mais untuosidade ao vinho, deixando-o mais gordo na boca e com leve tostado. Sugestão: Apollonio Laicale  Chardonnay 

              



Bacalhau desfiado também fica muito gostoso com tintos macios, aproveite a harmonização regional, vinhos portugueses do Dão são ótimas opções assim como os vinhos do Douro (não reserva). Sugestão: Dão Cabeço do Mocho; Bafarela Colheita. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário