Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Rolhas

Por Luiza Martini, proprietária da Casa do Vinho - Famiglia Martini

Rolhas de cortiça, sintéticas ou tampas de rosca? Qual a melhor forma de fechar uma garrafa de vinho?

Há aproximadamente 10 anos, o famoso crítico de vinhos Robert Parker fez algumas previsões para 2015.  Em uma delas, dizia que as rolhas de cortiça iriam ser minoria e que a Screwcap (tampa de rosca) iria dominar o mercado.
Não é bem isso que estamos vendo. De fato, o número de garrafas fechadas com a tampa de rosca realmente aumentou, foi de 3% em 1999 para 27% em 2012, porém as rolhas de cortiça continuam sendo as preferidas com 56% do mercado (95% em 1999).
As rolhas sintéticas também aumentaram sua participação, foram de 2% para 17%.
rolhas de diversos materiais

As especulações para a diminuição do uso da cortiça se baseavam no fato que existir um grande número de rolhas contaminadas por fungos que transmitiam ao vinho aromas e sabores desagraváveis. 
A tecnologia tem ajudado muito com maneiras mais eficazes de higienização da cortiça. Já existem hoje rolhas aglomeradas livres de contaminação.

Sempre em busca de inovações, produtores estão investindo muito na busca de novas tecnologias, para ganhar mais espaço no mercado. Novas pesquisas apostam no controle dos níveis de oxigênio. Falando de maneira bem simples, o vinho deve ficar dentro da garrafa e o ar, fora. 
Mas, o vinho não deve ficar totalmente privado do contato do oxigênio para evitar formação de compostos sulfúricos voláteis. Um pouco de oxigênio é benéfico, mas em maior quantidade causa oxidação.

Como cada vinho tem uma demanda diferente, existem alternativas de vedações com diferentes níveis de transmissão de oxigênio. Os níveis vão do médio, baixo ao extremamente baixo. Aí fica a critério dos produtores de vinho, que tem mais este parâmetro para trabalhar e deixar o trabalho um pouquinho mais complexo!

As tampas de rosca ganharam espaço por estarem livres da contaminação. Produtores de rolhas sintéticas já criaram um novo formato que dispensa o uso de saca-rolhas. 
Alguns consumidores dão preferência à cortiça em detrimento do plástico e do alumínio quando a questão é sustentabilidade. Os fatores de escolha são muitos, estes, apenas alguns deles.

O que vemos é uma mudança, porém ela vem acontecendo de forma bastante lenta. Com tantas pesquisas e novas alternativas surgindo a cada dia, alguém arrisca prever como será daqui a 10 anos? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário