Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Adegas Climatizadas - Como Comprar, Como Escolher

A adega ideal fica em uma caverna de Bordeaux, nas caves da Champagne ou nas profundezas do Mar Báltico, onde foram encontradas garrafas de champagne intactas datadas de 1840.

Adegas maravilhosas, mas um pouquinho inacessíveis quando você está em sua casa, na América do Sul, e resolve abrir uma garrafa para o jantar.

Em se tratando de armazenamento de vinho fazemos tudo o que é possível e viável para conservá-lo, e nada é verdadeiramente perfeito. Isso porque o vinho, tão antigo e tão presente na História da humanidade, ainda reserva muitos mistérios, especialmente no que se refere à guarda.

O que temos à mão hoje em dia para sua conservação e que não depende de viagens intercontinentais são as adegas climatizadas. 
Antes caríssimas, enormes, feitas sob encomenda, já possuem versões mais baratas e de diversos tamanhos. Marcas de eletrodomésticos perceberam o nicho e começaram a criar suas adegas para competir com as fábricas tradicionais.

Sinal dos tempos e de que o vinho de fato se popularizou. Não faltam opções e marcas, mas também abundam reclamações. Uma passadinha rápida no site do Reclame Aqui comprova que muitos fabricantes devem continuar fabricando apenas geladeiras.

Para ajudá-lo na difícil empreitada de escolher qual adega comprar, seguem algumas Perguntas e Respostas que poderão facilitar a sua vida.

Que vinho preciso conservar na adega?

Todos.  O “vinho tropical” citado na belíssima música Fado Tropical, do Chico Buarque, tem tantas chances de existir quanto o Rio Amazonas de correr Trás-os-Montes. Todos os vinhos detestam calor, até os mais jovens e animados. E todos merecem estar na adega climatizada. Senhores vinhos vovozinhos necessitam ainda mais de cuidados especiais. Nada de luz ou trepidações. Temperatura constante, escuridão, descanso e umidade adequada SEMPRE. Para eles, uma boa adega-hotel de luxo.

Que tamanho de adega devo comprar?

No mínimo, 20 garrafas. Pode parecer muito agora, mas quando se tem lugar para guardar o vinho, o consumo aumenta. E pode-se aproveitar promoções e comprar mais garrafas. Pode-se guardar vinhos que deverão ser bebidos daqui há anos. Se você já é um consumidor frequente, pense ainda maior. Mas se for totalmente fanático, esqueça as adegas. Melhor climatizar um ambiente inteiro da sua casa.

Qual a temperatura e condições ideais para a adega climatizada?

Temperatura constante é o mais importante. Entre 12 e 14°. Umidade de 65%. Escuridão, silêncio, nada de trepidações. Não basta ter uma adega climatizada. Ela precisa estar no lugar correto da sua casa. Se sua adega tiver vinhos de guarda, velhos e delicados, pense na possibilidade de ter uma adega apenas para eles. Porque de nada adianta armazená-los bem e abrir sua adega o tempo todo para pegar vinhos de consumo diário.

Que marca de adega climatizada devo escolher?

Uma que tenha boa assistência técnica, um ótimo controle de temperatura externo, marca confiável, poucas reclamações de consumidores (nenhuma reclamação é algo impossível). Preferencialmente com chave, evitando assim possíveis aberturas não autorizadas. Prateleiras deslizantes e adequadas aos diferentes tipos de garrafas, vidro da porta escuro, vidro da porta escuro, vidro da porta escuro. Repita comigo.

Adegas climatizadas baratas são boas?

Não é preciso gastar uma fortuna na adega, mas fuja de marcas baratas demais. O barato demais costuma custar caro.  Pense na sua intenção ao comprar uma adega. Se ela servirá para guardar vinhos caros não faz sentido comprar uma adega barata. Se somente vinhos cotidianos entrarão nela, pense em você. O vinho pode não te dar dor de cabeça, já a adega...

Quais as diferenças entre adega com compressor e por aspiração ou termoelétricas?

Adegas por aspiração ou termoelétricas resfriam até no máximo 15°C a menos que a temperatura exterior. Em climas naturalmente muito quentes, como no Nordeste a temperatura de guarda ideal pode sequer ser alcançada por esse tipo de adega. Ela serve apenas para climas naturalmente mais amenos. Também gasta menos energia que o modelo com compressor.
A adega com compressor dá conta de manter a temperatura ideal, mas gasta mais energia e faz mais barulho e trepidação. Mas é ideal para climas mais quentes e tamanhos maiores, onde a trepidação será melhor absorvida.



Dúvidas na hora de escolher a adega, mas não na hora de enchê-la de vinho! Escolha os seus na nossa loja virtual. Mantemos todos eles em uma adega climatizada gigante, aberta à visitação. Venha conhecê-la e inspirar-se.

Conheça nosso atendimento via chat, feito por nossa sommelière. Se preferir, converse conosco via Whatsapp:
(31) 9 7504 0085


12 comentários:

  1. Gostaria de comentário sobre a adega Sophistiqué 70 garrafas da Maison des caves.
    Att
    Hugo

    ResponderExcluir
  2. Hugo, acho que seria uma ótima opção. A Art des Caves está no mercado a muitos anos e as referencias que temos em relação às suas adegas são excelentes. Além disso, esta adega tem garantia de 3 anos e sua capacidade (69 garrafas) já é suficiente para colocar seus vinhos de guarda e os prontos para consumo.
    Não deixe de dar uma olhada nos vinhos de nossa importação exclusiva, vamos adorar te ajudar a encher a adega!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Procuro uma adega para 60-90 garrafas. Além da Art des Caves, que outra loja recomendaria? Obrigada

    Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma adega climatizada expand em estado de nova (mogno com capacidade para varias garrafas de vinho) é uma das melhores existentes no mercado).
      estou no rio de janeiro - Recreio - e-mail: jalves25@msn.com - jorge alves (21) 96423-9854.
      vi o preço em torno de R$ 2.800,00 quero vender não estou usando. estado de nova - aceito oferta...mandee-mail que envio as fotos.

      Excluir
  4. Prezado,

    Estou procurando uma adega simples para até 8 garrafas, moro só e gosto muito de beber uns vinhos no jantar ou em almoços de fim de semana, Aprecio muito vinhos tintos e estou na dúvida sobre que adega comprar. O que acha da electrolux de 8 garrafas e a brastemp? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você já foi no Reclame Aqui para saber sobre as críticas a essa marca?
      Nós costumamos indicar com toda a certeza a Art des Caves. Em relação às outras marcas fica um pouco mais complicado porque não temos conhecimento de causa.
      Aconselhamos a pesquisar com alguém que tenha adega dessas marcas e saber a opinião desses clientes.

      Gilmara Vesolli - sommelière da Casa do Vinho

      Excluir
    2. A maioria das pessoas se arrepende, num curto prazo, de ter comprado adega muito pequena. Se você aprecia vinhos, compre uma adega com a maior capacidade possível dentro do valor que tem disponível para gastar com ela. Assim, caso veja uma oportunidade de compra legal, uma promoção imperdível, traga alguma garrafa de viagem, e mesmo aproveite para comprar mais vinhos de uma só vez, você garante em espacinho para guardá-los. Outro motivo, e talvez o mais importante deles, é que com mais espaço você pode ter uma variedade maior de vinhos e assim ter opções para diferentes ocasiões.
      Em relação às marcas, como dissemos acima, o ideal é pesquisar no reclame aqui para ver se tem reclamações referentes as adegas que você está pesquisando.

      Excluir
    3. olá, bom dia. Este texto está sendo muito útil em minha busca por uma adega climatizada. Já me livrou de comprar Brastemp (depois que ví as reclamações sobre os problemas recorrentes no Reclame Aqui, desisti na hora). Porém me deixou frustrado perceber (link aqui: http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=art+de+caves) que a Art de Caves, dita especialista no assunto, apresenta problemas parecidos com a Brastemp. Os produtos são bem mais caros, então acredtiamos tratar-se de produtos ''premium''. Mas não parece ser isso que ocorre. E o pior, o pós-venda e assistência técnica, pelos relatos, parecem deixar bastante a desejar. Enfim, continuo na ''estaca zero'' em minha busca.

      Excluir
  5. Olá,
    Gostaria de saber se a Easycooler é uma marca boa de adegas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, nós não temos nenhuma experiência com a Easy Coller. Aconselhamos a seguir os conselhos dados no post e procurar por reclamações sobre a marca e também conversar com quem já tenha adega dessa marca. Abraço.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. olá, bom dia. Este texto está sendo muito útil em minha busca por uma adega climatizada. Já me livrou de comprar Brastemp (depois que ví as reclamações sobre os problemas recorrentes no Reclame Aqui, desisti na hora). Porém me deixou frustrado perceber (link aqui: http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=art+de+caves) que a Art de Caves, dita especialista no assunto, apresenta problemas parecidos com a Brastemp. Os produtos são bem mais caros, então acredtiamos tratar-se de produtos ''premium''. Mas não parece ser isso que ocorre. E o pior, o pós-venda e assistência técnica, pelos relatos, parecem deixar bastante a desejar. Enfim, continuo na ''estaca zero'' em minha busca.

    ResponderExcluir