Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Saladas Nutritivas, Coloridas e Lindas

Por Gilmara Vesolli, sommelière e Gastróloga

A primavera com carinha de verão anuncia que teremos muito calor pela frente. E calor pede comidas leves, em especial saladas, que nutrem e refrescam ao mesmo tempo.

Com a prática e a formação em Gastronomia, descobri algumas formas de se fazer saladas nem um pouco tediosas, muito nutritivas, alegres e que agradam até quem não curte muito tanto verde.

Pra começar a salada precisa de uma boa base de folhas: alfaces, rúcula, agrião, espinafre e tudo o mais que você possa encontrar. Gosto muito de colocar também trevo rasgado, que dá um toque azedinho delicioso. Quando consigo encontrar, também acrescento flores comestíveis.

Uma refeição realmente nutritiva precisa ser colorida. Cada cor de alimentos naturais contém um tipo de nutriente necessário ao organismo. Então depois do verde das folhas podemos colorir a salada com tomatinhos ou tomatões picados, pimentões amarelos, beterraba em cubos, abóbora cozida em cubos, cenoura ralada, batata baroa cozida em cubos, couve flor cozida em pequenos pedaços e o que mais lhe remeter a um arco Iris.

Depois de colorida é hora de acrescentar ingredientes que darão a sensação de saciedade e crocância. Croutons – que podem ser feitos no microondas, cortando-se os pequenos pedaços de pão e virando-os a cada 20 segundos por cerca de um minuto - gergelim, linhaça ou castanhas diversas.

Se a intenção é uma salada que seja o prato principal e único, é preciso acrescentar mais ingredientes: carnes grelhadas, que podem ser vermelhas ou brancas, e queijos diversos em lascas, cubos ou ralados. Vegetarianos podem colocar soja nas suas variadas versões.

E para que uma salada seja completa de verdade o acréscimo de frutas – frescas ou secas – é indispensável. Abacate, laranja, manga, pêssego, ameixas secas, uva passa, maçã, morangos, kiwi, abacaxi e qualquer outra fruta que cruzar seu caminho.

Perfumar a salada também é muito importante. Não poupe ervas frescas nesse momento. Salsa, manjericão e hortelã dão um toque refinado.
Por último, mas não menos importante, vem o molho. Ele é parte importantíssima da salada.

Boas bases para molho são maionese, creme de leite e iogurte. Mel, mostardas – dijon, escura, ancienne -  vinagre de vinho, aceto balsâmico, limão e um bom azeite extra virgem.

Tenho sempre plantadas em casa algumas ervas de fácil cultivo e que ajudam muito na hora de preparar os molhos: manjericão, um decorativo hortelã que lembra samambaia (se alguém de BH quiser uma muda é só pedir!), salsa, cebolinha e broto de alho (simples de fazer: basta enterrar alguns e ir cortando as folhas que nascem).

Tenho também uma coleção gigante de ervas desidratadas. A minha regra para ervas é a seguinte: vejo, logo compro. Depois descubro para que serve, enfiando-as em tudo. Tenho também um saleiro com 4 tipos de sais, que dão um toque super sofisticado, e a indispensável pimenta preta para moer na hora, além de um mix com diversas pimentas em moedor.

Tendo as bases do molho e muitas ervas, é muito fácil testar e fazer molhos diferentes a cada dia. Iogurte fica maravilhoso com azeite, alecrim, pimenta e estragão. Uma versão diferente do clássico molho de mostarda e mel pode ser feita com a mostarda d’ancienne. Maionese e alhos – frito, assado, cru ou em flocos – tem tudo a ver. Creme de leite fica delicioso com frutas como o morango ou kiwi, esmagados. Um simples azeite misturado com ervas traz um resultado fantástico. Cardamomo esmagado no suco de limão cria um aroma especial, vinagre de vinho e aceto complementam saladas mais ácidas.

E para facilitar a vida, pode-se preparar de antemão diversos ingredientes que podem ser usados ao longo da semana. E outras dicas:

- cozinhe no vapor baroa, abóbora e couve flor e os mantenha já cortados em potes fechados na geladeira por até uma semana

- as alfaces duram mais se colocadas em pé dentro de sacos plásticos com bastante ar e um pouco de água no fundo, na parte menos fria da porta da geladeira

- manjericão é de fácil - mas demorado cultivo. Precisa de muita água e sol da manhã, e na hora de usar, nada de arrancar suas folhas! Corte com tesoura todo o galho logo abaixo de onde existem apenas duas folhas, uma de cada lado. Dessa forma ele vai continuar crescendo

- você mesmo pode fazer um mix de pimentas. Misture seus grãos preferidos e coloque-os em um moedor

- sal grosso moído na hora faz toda a diferença

- experimente trocar o limão comum pelo capeta ou siciliano

- use tesoura na cozinha. Perfeita para separar o manjericão do cabinho, colher e picar cebolinha e salsa

Para acompanhar:

Frescor da comida pede frescor no vinho. E esse suporta com louvor até as saladas mais ácidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário