Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sobraram Ovos de Páscoa? Harmonize!

A Páscoa passou e ainda deve ter muita gente carregada chocolate em casa. Então, vamos aproveitar para falar de um vinho que combina super bem com chocolate: o vinho do Porto.

O vinho do Porto é diferente dos vinhos de mesa porque durante o processo de fermentação é acrescentada aguardente vínica. Este processo vai interromper a fermentação antes que todo o açúcar do mosto tenha sido transformado em álcool. Por isso os Portos são mais doces e alcoólicos que os vinhos tradicionais.

Existem diferentes tipos de Porto:

Porto Tawny é aquele de coloração mais alaranjada. Sua cor é assim porque ele é mais oxidado. Um Tawny passa no mínimo três anos em barris de carvalho, de aproximadamente 600 litros, podendo chegar a 40 anos. Os Tawny são excelentes aperitivos, mas os mais velhos são ótimos digestivos.

O Porto branco é feito exclusivamente de uvas brancas e pode ser seco ou doce. O mais seco é muito usado em drinks. Em geral são excelentes aperitivos.

Porto rosé é uma criação mais recente. São doces, frutados e fáceis. Ficam deliciosos em drinks (veja essa)

Os mais conhecidos são os Ruby. Estes são os de coloração mais intensa e sabor mais frutado, pois são menos oxidados. Envelhecem de três a seis anos em grandes (+ de 20.000 litros) toneis de carvalho. Foram feitos para serem consumidos jovens e ficam deliciosos com sobremesas, chocolates e queijos.

Os mais cobiçados são os Vintage. Um Vintage é produzido apenas em anos excepcionais. São riquíssimos em aromas e sabores. Extremamente frutados e potentes, tornam-se muito complexos e elegantes com a idade. Os Vintage ficam apenas dois anos em grandes tonéis de carvalho e são os únicos que evoluem na garrafa.

O LBV é originalmente um Vintage que não alcançou os padrões excepcionais da classificação. Sendo assim, o vinho é deixado por mais tempo nos toneis e é engarrafado entre o 4° e o 6° ano. Daí o nome LBV (Late Bottled Vintage).

Deu vontade?  Aproveite para conhecer nossos néctares da Quinta do Tedo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário