Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Borras e Sedimentos nos Vinhos

Por Luiza Martini, sócia proprietária da Casa do Vinho Famiglia Martini

Você sabe por que alguns vinhos apresentam borras? 
É um defeito?


Não se desespere se ao servir um vinho perceber que ele tem borras. As borras não fazem mal à saúde, não alteram o paladar e não... as borras não são defeitos! O lado negativo é que podem dar uma sensação desagradável na boca. Para evitar que as borras atrapalhem nosso vinho é que usamos o decanter. Para quem ainda não sabe como usar o decanter para esta finalidade, fique ligado no nosso canal do You Tube que em breve faremos um vídeo explicando o passo a passo.

Mas, então, o que são as borras? Existem diferentes tipos de borras. As formadas na fermentação do mosto, que são nada mais que as leveduras mortas e resíduos das uvas, como sementes, hastes e cascas. A maioria das vinícolas opta por fazer a filtragem dos vinhos para evitá-la. Outras preferem não fazer isto, pois consideram que uma parte da essência do vinho se perde no processo.

As borras também aparecem em garrafas de vinhos de guarda e são fruto da precipitação de antocianinas e taninos com o passar dos anos.

Outro tipo de borra também comum é o cristal de tartarato ou bitartarato de potássio. Este se forma em vinhos que não tenham passado pelo processo de estabilização a frio e, a partir de então, possam ter sofrido alguma alteração de temperatura. São pequeninos cristais roxos e como são mais pesados ficam no fundo da garrafa ou da taça. Eles não chegam a se misturar com o vinho como acontece com as borras do envelhecimento que são finas e leves e acabam influenciando também o aspecto visual.

Ou seja, não se preocupe, se seu vinho tem borras, deixe a garrafa em pé por algumas horas (se for possível) e passe para um decanter. Aí, é só aproveitar!


Já que o assunto foi borra/sedimento, minha dica de hoje são vinhos de guarda que devem ser decantados para separar os resíduos e são simplesmente DELICIOSOS!







Nenhum comentário:

Postar um comentário