Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Custo-benefício Não é o Mesmo que Vinho Barato

por Gilmara Vesolli - sommelière e gastróloga

Entre as dezenas de expressões enológicas presentes na linguagem do vinho, o custo-benefício é sem dúvida uma das que são mais mal usadas, interpretadas e entendidas.

A maior parte das pessoas crê que um vinho com bom custo-benefício seja sinônimo de vinho barato. Grande parte acredita que um vinho acima de 50 reais sequer possa ser encaixado nessa categoria.
Em tempos de alta do dólar e uma crise que não mostra sinais de arrefecimento, um vinho que custe menos de 50 e tenha qualidade superior ao que custa é um cada vez mais raro achado. 

O que é necessário entender é que o custo-benefício não se trata apenas de preços, muito menos de valores pré estabelecidos. Trata-se de obter o melhor benefício pelo melhor custo possível.
Façamos um exercício simples: uma garrafa de um vinho de uma safra excepcional de uma grande região, com um rótulo pintado por um artista que tornou-se famoso, por exemplo, pode custar 10 mil reais e ainda assim ser um bom custo-benefício, pois trata-se de uma raridade, um vinho que jamais terá repetição. Assim como outro cuja safra seja o ano do nascimento de quem o comprou, ou ainda outro, feito com uvas que já foram extintas. 

Por outro lado um vinho que tenha custado 25 reais dificilmente vai oferecer em qualidade mais do que custa. Ele será no máximo, honesto.

Fazer vinhos bons custa caro e a matemática é implacável, não permite contorcionismo algum.
Bons vinhos requerem muitos cuidados, muita mão de obra, muitas perdas e muitos anos de dedicação. E depois de estar engarrafados há ainda o transporte, importação, distribuição, armazenagem e a taxação altíssima sobre as bebidas alcoólicas em nosso país. 

Como o benefício está atrelado à qualidade, entende-se a dificuldade em conciliar o custo baixo à ele.
Pensar em custo-benefício da forma correta pode ajudar - e muito! - os apreciadores a descobrir verdadeiras jóias, e não apenas atraentes bijouterias.


Conheça os nossos custos-benefícios:






Nenhum comentário:

Postar um comentário