Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Vinhos e Festas. Como calcular as quantidades?

Por Luiza Martini

Essa é uma pergunta corriqueira para quem está organizando casamentos e outras festas. Para falar a verdade, esta é uma equação com muitas variáveis, mas vou tentar simplificar ao máximo.

Alguns fatores são fundamentais. O mais obvio é o número de convidados, claro! Mas, temos sempre que levar em conta que, quanto menores e mais íntimas, maior será o consumo. Vale comentar que você, melhor que ninguém, conhece o hábito de seus convidados quanto ao consumo de bebidas alcoólicas e principalmente, neste caso, vinhos. Este conhecimento fará diferença em pequenas reuniões.

Normalmente calcula-se que em pequenas confraternizações o consumo chegue a uma garrafa por pessoa, podendo ser até um pouco mais se a turma for daquelas, digamos assim... fortes. Em festas maiores, o consumo médio passa a ser de uma garrafa para cada dois convidados. Afinal, tem gente que não bebe nada, mas em compensação, tem gente que bebe sozinho mais de uma garrafa. Vale lembrar que se forem servidos mais de um tipo de bebida, o total vai ser maior, pois não temos como saber quem vai beber o quê. É preciso deixar uma margem de erro.

A duração da festa também deve ser considerada e, como comentei anteriormente, a formalidade. Por exemplo: num coquetel de negócios, o consumo vai ser bem menor que em uma festa de casamento ou aniversário, mesmo que tenham o mesmo número de convidados.

Em um casamento ou festas de grande porte, o consumo de espumantes gira entre uma garrafa para cada dois ou três convidados e o de vinho uma garrafa para cada três ou quatro convidados. O consumo de whisky é de uma caixa (12 garrafas) para cada 100 ou até 150 convidados. Isso pensando que serão servidos os três tipos de bebida.

Agora, o mais importante. Jamais deixe o vinho como secundário na hora da escolha. Se você teve cuidado de escolher cada prato ou salgado, deve sempre considerar que o vinho vai compor o menu e este deve sempre estar à altura do buffet. Ele pode deixar seus pratos ainda mais gostosos, mas se não forem bem escolhidos... podem estragar sua festa. O equilíbrio, quando falamos de qualidade é fundamental. Não digo que você vai precisar comprar vinhos muito caros (a não ser que sua festa seja assim, super luxo!), mas não dá para servir qualquer coisa, tem que ser proporcional.

Gostou, venha até uma de nossas lojas, ou mesmo visite o nosso site, que teremos muito prazer em te ajudar na escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário