Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 19 de novembro de 2017

Safra 2017 na Europa e o que Esperar Dela.

Por Luiza Martini, sócia da Casa do Vinho – Famiglia Martini

O clima na Europa em 2017 se mostrou cheio de desafios para os produtores de vinho.

Primeiro, uma forte geada atingiu a França causando grandes perdas, desde Bordeaux até a Alsácia.

Depois, uma onda de calor intenso foi motivo de muita preocupação. A temperatura, na casa dos 40°C, influenciou diretamente o calendário das colheitas em toda Europa. Em muitos locais as colheitas aconteceram com mais de 15 dias de antecedência.


Na Itália, a região Centro-Sul (Toscana, Umbria, Abruzzo, Puglia e Sicilia) foi a mais afetada. As perdas foram enormes e a queda nos rendimentos deve chegar a 35%. Na França, a queda na produção pode chegar a 30% na região do Languedoc. Em La Mancha, na Espanha, este número pode chegar a 35%.

O verão, muito quente e seco, diminuiu a chance de aparecimento de doenças, já que a maioria delas se associa ao apodrecimento das uvas.  De forma geral, a safra foi menor, porém de ótima qualidade, com uvas saudáveis e boa maturação. Vamos aguardar!

Em Portugal, não foi diferente. As colheitas se anteciparam bastante. Eu pude conferir in loco todo o processo de fermentação das uvas recém-colhidas. O resultado foi positivo e a expectativa é de vinhos de ótima qualidade, dos mais simples aos mais especiais.

Muitas vezes, pensamos em safras boas ou ruins associadas aos vinhos melhores. Na realidade, as safras se refletem ainda mais nos vinhos de base e intermediários. Isso porque os vinhos topo de linha são sempre os que recebem os maiores cuidados, em melhores vinhedos e a melhor seleção de uvas. Ou seja, no geral são sempre bons! Exceções aos raros que quando as condições são muito adversas acabam nem sempre sendo produzidos. Já nos vinhos de entrada e segundos-rótulos, as melhores condições da safra dão resultados bem mais aparentes.


Enquanto aguardamos os vinhos da safra 2017, vamos aproveitando os vinhos deliciosos e prontos para consumo que se encontram em nossas prateleiras!

 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário